A consulta deve ter entre 2 e 50 assinaturas.

Carnaval

Folheto DeMillus 01.02.2023 - 30.04.2023
DeMillus - Carnaval - Dia das Mulheres 2023
1 fev, 2023 - 30 abr, 2023
Loading...

Significado do Carnaval

Muitos já devem ter ouvido em algum momento que "o ano só começa depois do Carnaval", e não é à toa: o carnaval é a festa popular brasileira mais importante do nosso calendário, com alta mobilização cultural e econômica, além de ser um dos eventos mais populares de todo o mundo ocidental. Mas a forma como celebramos o Carnaval não é a mesma desde sempre, uma vez que a festa passou por diversas transformações desde a sua origem, que remonta à Idade Média e ao cristianismo. O Carnaval marcado pela tradição das fantasias e desfiles, por exemplo, existe há pouco tempo em termos históricos – trata-se de um costume instaurado pela sociedade vitoriana, em meados do século vinte, e influenciado pelas festas de Paris, na França. Já em território brasileiro, o Carnaval está presente desde a nossa colonização – de início, com manifestações fortemente influenciadas pelos hábitos europeus, mas que, depois, adquiriu sua originalidade com a incorporação de elementos de raízes africanas, visível tanto no nosso samba como no carnaval de rua, por exemplo.

Quando é celebrado o Carnaval?

A data de celebração do Carnaval não é fixa e varia a cada ano de acordo com a Páscoa, ainda que, usualmente, aconteça entre fevereiro e março. Para definir a data do Carnaval, basta fazer um cálculo simples: o evento ocorre sempre sete domingos (ou 47 dias) antes da Páscoa. Embora alterações nesse esquema sejam raras, elas podem ocorrer – recentemente, por exemplo, várias cidades brasileiras adiaram a data oficial do Carnaval em seu calendário devido ao cenário da covid-19. Salvo exceções, portanto, o Carnaval se inicia em um sábado e termina na terça-feira, véspera de outro feriado, a Quarta-feira de Cinzas. Enquanto os carnavalescos concentram-se nesse período, em muitas cidades brasileiras os blocos de Carnaval também ocorrem em outros momentos do ano, sobretudo nas semanas que antecedem a data oficial. Quando ocorrem bailes, desfiles ou blocos em meses mais distantes da data oficial, esses eventos são chamados de "Carnaval fora de época".

Como este evento é celebrado?

Em cada país, o Carnaval é celebrado de uma forma diferente de acordo com a cultura, as tradições locais e os determinantes históricos. Na Itália, o Carnaval da cidade de Veneza, por exemplo, é mundialmente conhecido por seus bailes de máscaras; no Brasil, por outro lado, os bailes de máscaras são menos populares durante o Carnaval e predominam os desfiles das escolas de samba e inúmeros blocos de rua. Enquanto os desfiles das escolas de samba movimentam o evento, sobretudo em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, com grandes carros alegóricos e fantasias ao mesmo tempo exuberantes e ricas em detalhes, os desfiles de blocos de rua são eventos mais populares, reunindo foliões de forma gratuita e livre nas ruas da cidade. Muitos, porém, aproveitam o feriado prolongado para descansar, optando por ficar em casa, viajar ou se encontrar com a família ou amigos. Seja pela folia ou pelos roteiros mais tranquilos, o Carnaval gera sempre um grande movimento na economia do país, inclusive com ofertas e promoções para quem quer economizar nas compras de adereços, passagens, hospedagem ou restaurantes.

Ações particulares durante o evento?

Quem aproveita os folhetos promocionais e as melhores ofertas de Carnaval pode conseguir bons descontos para economizar na passagem aérea, por exemplo, e conhecer as maiores festas carnavalescas em diversas cidades do país. O Carnaval do Sudeste, por exemplo, é celebrado em inúmeras cidades, embora o grande destaque sejam as celebrações de Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo, com os desfiles das escolas de samba famosos internacionalmente. Já o Nordeste é marcado por celebrações fortemente influenciadas por tradições de matrizes africanas, de que são exemplos o Frevo, no Recife, e o maracatu, em Olinda. E quem consegue boas promoções de passagens áreas e hospedagem para ir até Salvador no Carnaval, verá uma festa dominada por trios elétricos, abadás e muito axé. Esses são apenas alguns exemplos da tamanha diversidade e originalidade do Carnaval no Brasil, importante para a cultura, mas também para a economia do país.

O que as pessoas compram para este evento?

É por se tratar de uma data marcada por festas no país inteiro e, ao mesmo tempo, um feriado prolongado, que o Carnaval movimenta a economia do país de maneira tão significativa. Quem prefere viajar, por exemplo, seja para conhecer Carnaval de outra região ou visitar novos lugares e descansar, geralmente se beneficia com ofertas e promoções de Carnaval ao comprar diárias em hotéis, passagens de avião ou ônibus, itens de alimentação (de restaurantes a mercados e aplicativos de delivery), entradas em eventos (como shows, festas e desfiles) ou roupas. Para economizar nas compras de Carnaval, basta acompanhar os folhetos promocionais e ofertas em estabelecimentos físicos ou sites, que podem ficar disponíveis semanas antes da data oficial do Carnaval.

Quais lojas têm promoções?

As promoções de Carnaval podem ser encontradas em lojas e comércios tão distintos quanto empresas de ônibus, companhias aéreas, hotéis, agências de viagens, restaurantes, supermercados, locadoras de carro, além de lojas de roupas, bijuterias, sapatos e acessórios. Mas para economizar de verdade, é sempre interessante se planejar antes de ir às compras para aproveitar as melhores ofertas nesse período. Caso a ideia seja fazer um churrasco ou almoço em família, por exemplo, confira os folhetos promocionais dos supermercados. Agora, se você estiver pensando em viajar para curtir o Carnaval em outra cidade ou estado, fique de olho nas ofertas de passagens aéreas e na variação dos preços, que podem ser bastante elevados para quem compra de última hora.

Folletos más populares
Folheto Lojas Becker 01.05.2024 - 31.05.2024
Lojas Becker
1 mai, 2024 - 31 mai, 2024
Folheto Sam's Club 20.05.2024 - 22.05.2024
Sam's Club
20 mai, 2024 - 22 mai, 2024
Folheto Sam's Club 15.05.2024 - 28.05.2024
Sam's Club
15 mai, 2024 - 28 mai, 2024
Folheto Atacadão 20.05.2024 - 21.05.2024
Atacadão
20 mai, 2024 - 21 mai, 2024

Se continuar a navegar neste site, estará a aceitar a utilização de cookies.

Nome Detalhes