A consulta deve ter entre 2 e 50 assinaturas.

Dia de Consumidor

Loading...

Significado do Dia do Consumidor

Com uma importância significativa para o varejo brasileiro atualmente, os primeiros debates que vieram a originar, mais tarde, o Dia do Consumidor, tiveram início há cerca de 50 anos nos Estados Unidos. Foi em meados de 1960 que o então presidente norte-americano John Kennedy elaborou uma carta ao congresso dos EUA na qual salientava sua preocupação com relação aos direitos do consumidor e a importância de que estes fossem respeitados pelos comerciantes, com seus devidos direitos. Mas só mais tarde, mais precisamente em março de 1983, que, como efeito desse gesto de John Kennedy, o Dia do Consumidor foi finalmente instituído após esforços do ativista Anwar Fazal. No Brasil, a data ganhou mais destaque a partir da criação do Código de Defesa do Consumidor, nos anos 1990, tornando-se uma celebração marcada por ofertas e folhetos promocionais nos mais diversificados setores do comércio e do varejo.

Quando é celebrado o Dia do Consumidor?

Quando, em 15 de março de 1983, Anwar Fazal transformou as questões inicialmente abordadas por John Kennedy em uma data comemorativa no comércio, essa se tornou a data oficial do Dia do Consumidor, que desde então é celebrado anualmente no dia 15 de março. Nesse período do ano, buscando atrair compradores e aumentar as vendas, lojas de vários setores oferecem folhetos promocionais com diversas promoções e descontos. Curiosamente, no entanto, tem se tornado uma prática cada vez mais recorrente a comemoração do Dia do Consumidor não apenas no dia 15 de março, mas durante toda a semana – é por isso que, hoje, muitos também se referem à data como "Semana do Consumidor", sobretudo no Brasil.

Como este evento é celebrado?

A celebração do Dia do Consumidor no Brasil não ocorre desde sempre da mesma forma, mas passou por transformações graduais desde os anos 1990, com o aumento dos debates em torno dos direitos do consumidor, até consolidar-se em meados de 2010 como prática regular no comércio varejista nacional. Foi sobretudo a partir de 2014 que diversas lojas passaram a incluir o Dia do Consumidor em seu calendário de promoções, oferecendo ofertas inusitadas e, aos clientes, a chance de economizar nas compras logo no início do ano. As ofertas e folhetos promocionais do Dia do Consumidor são geralmente divulgados dias ou semanas antes da data oficial, e são nas lojas online e e-commerces que a maior parte das compras costumam acontecer.

O que as pessoas compram para este evento?

Embora as promoções, ofertas e folhetos promocionais relacionados ao Dia do Consumidor sejam encontrados em inúmeros estabelecimentos físicos, é nas lojas virtuais e estabelecimentos de e-commerce que as ofertas têm mais se concentrado nos últimos anos. Por isso, no Dia do Consumidor ou Semana do Consumidor, é mais comum encontrar alternativas vantajosas de compras relacionadas a produtos ou serviços vendidos pela internet. E como quase tudo pode ser comprado online hoje em dia, as ofertas do Dia do Consumidor contemplam quase tudo o que você pode imaginar, como roupas, eletrônicos, calçados, eletrodomésticos, móveis, passagens aéreas, pacotes de viagem ou artigos para o lar, por exemplo, que estão sempre presentes nas ofertas dos folhetos promocionais. Além disso, você também pode economizar com as promoções dos serviços de assinatura, como sites/aplicativos de streaming de filmes ou música, e até mesmo em serviços de seguro para seu carro ou celular.

Quais lojas têm promoções?

O início do ano é geralmente um momento em que as vendas no comércio tendem a se enfraquecer, e registros históricos comprovam que os meses de janeiro e fevereiro, principalmente, são os piores para os comerciantes brasileiros em termos de faturamento. Nesse contexto, o Dia do Consumidor, celebrado anualmente em 15 de março, funciona como uma ótima oportunidade tanto para quem quer economizar quanto para o varejo, pois suas promoções e ofertas movimentam de forma significativa a economia do país. Na Semana do Consumidor ou Dia do Consumidor, há folhetos promocionais com ofertas nos mais variados locais que você pode imaginar: desde lojas de departamento, eletrônicos, decoração e mobília, beleza e saúde, roupas e acessórios, esporte e fitness, até supermercados, livrarias, shoppings, hotéis, concessionárias, empresas de aluguel de carros e imobiliárias, por exemplo, oferecem promoções no Dia do Consumidor para que você possa fazer as suas compras e economizar comprando produtos e serviços pelos melhores preços e com as melhores ofertas.

Folletos más populares
Folheto Assaí Atacadista 26.02.2024 - 03.03.2024
Assaí Atacadista - Rondônia
26 fev, 2024 - 3 mar, 2024
Folheto Assaí Atacadista 26.02.2024 - 03.03.2024
Assaí Atacadista - Acre
26 fev, 2024 - 3 mar, 2024
Folheto Assaí Atacadista 26.02.2024 - 01.03.2024
Assaí Atacadista - Paraná
26 fev, 2024 - 1 mar, 2024
Folheto Assaí Atacadista 26.02.2024 - 29.02.2024
Assaí Atacadista - Bahia
26 fev, 2024 - 29 fev, 2024

Se continuar a navegar neste site, estará a aceitar a utilização de cookies.

Nome Detalhes