Significado do Dia Internacional das Mulheres
Você sabia que o Dia Internacional das Mulheres existe graças a um movimento operário ocorrido há mais de um século? Em 1908, milhares de mulheres se reuniram em Nova York para uma manifestação por direito ao voto, salários mais dignos e jornadas de trabalho mais justas. Como resultado dessa manifestação, o Partido Socialista da América realizou uma série de ações que deram origem, em 1909, ao primeiro Dia das Mulheres. Mas foi apenas em 1910 que a data passou a ser comemorada internacionalmente, em grande parte devido ao trabalho da ativista Clara Zetkin na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, na cidade de Copenhague. Com o tempo, o Dia Internacional das Mulheres passou a fazer parte do calendário oficial de diversos países, sendo oficializado em 1975 pela ONU.
Quando é celebrado o Dia Internacional das Mulheres?
O Dia Internacional das Mulheres é celebrado todos os anos no dia 8 de março. Nessa data, há diversos eventos em prol dos direitos das mulheres em todas as regiões do país, assim como promoções comemorativas voltadas às mulheres. Curiosamente, porém, na época em que se criou esse evento comemorativo, ele ainda não tinha um dia fixo, de modo que o dia 8 de março foi estabelecido como o Dia Internacional das Mulheres apenas mais tarde, graças a uma greve, realizada em meio à Primeira Guerra Mundial, em 1917, por mulheres russas, que lutavam por "pão e paz". Mas por que 8 de março? Isso se deve ao fato de que a grave começou em 23 de fevereiro, mas de acordo com o calendário juliano, que a Rússia utilizava no período; e, no calendário gregoriano, usado pela maior parte dos países hoje em dia, esse dia corresponde exatamente ao dia 8 de março!
Como este evento é celebrado?
Com o passar do tempo, a importância do Dia Internacional das Mulheres tornou-se cada vez maior. Enquanto a data é utilizada para celebrar fatos como a presença crescente de mulheres na política, na economia e na sociedade em geral, ela também é uma data de protestos, já que ainda se faz urgente uma maior conscientização sobre a igualdade de gênero e os direitos das mulheres em uma série de níveis da nossa sociedade. É por isso, então, que, no dia 8 de março, encontramos inúmeras manifestações em várias cidades do país – um gesto de liberdade e coragem utilizado para chamar atenção sobre questões da maior relevância sobre as mulheres. Mas a data também tem seu apelo comercial, e é comum que lojas de diferentes segmentos façam ofertas especiais e folhetos promocionais, como um estímulo a compras de presentes para as mulheres.
Ações particulares durante o evento?
Ainda que se trate de uma data fortemente marcada, histórica e politicamente, pela luta em favor dos direitos das mulheres, também é comum que o Dia Internacional das Mulheres seja comemorado em almoços ou jantares família, por exemplo. Já nas escolas, em particular até a educação básica, é frequente a realização de homenagens às mulheres e de atividades de conscientização entre os alunos. E, de um modo geral, tem se tornado uma prática comum presentear as mulheres nesse dia. Assim, o comércio se movimenta graças aos amigos, filhos, irmãos, pais, cunhados, entre outros, que buscam as promoções e ofertas de Dia das Mulheres para economizar na hora de fazer suas compras e presentear uma mulher da família ou de seu círculo de amizade.
O que as pessoas compram para este evento?
Como já mencionado anteriormente, no Dia Internacional das Mulheres, lojas dos mais variados segmentos divulgam folhetos promocionais com ofertas. Contudo, a maior parte das promoções são, é claro, voltadas aos produtos e serviços mais usados pelas mulheres. É por isso que até mesmo semanas antes do dia 8 de março, já existem inúmeras ofertas e folhetos promocionais especiais do Dia das Mulheres em lugares tão diversos como lojas de departamento, roupas, sapatos, joalherias, perfumarias, floriculturas, entre várias outras. Já faz muitas décadas, porém, que tem havido uma importante transformação relacionada ao que a mulher deveria usar, vestir ou fazer – hoje, a mulher adquire e usa o que bem entender, de acordo com seu gosto pessoal e a forma como se percebe. Ou seja: além de ofertas em produtos e serviços atribuídos pelo senso comum às mulheres, nessa data elas também são presenteadas com itens menos óbvios, mas não menos interessantes e valiosos, como cursos, viagens, livros, artigos esportivos ou obras de arte.
Quais lojas têm promoções?
Felizmente, a visão sobre as mulheres na sociedade passou por transformações importantes desde os eventos, no início do século XX, que levaram à criação do Dia Internacional da Mulher. É graças a essas transformações que, hoje, as mulheres possuem uma atuação de destaque na política, na economia ou na cultura, por exemplo – fazendo-nos repensar, inclusive, o que significa ser mulher. O mercado, por sua vez, busca acompanhar as mudanças na sociedade e se alinhar a uma visão de mundo do presente, já que isso também significa atrair mais clientes querendo economizar. Assim, hoje em dia, encontramos promoções e ofertas do Dia Internacional das Mulheres em folhetos promocionais de empresas de praticamente qualquer setor, incluindo museus, agências de viagens, universidades, sex shops, instituições culturais, entre outros.
Nome | Detalhes |
---|